

O Africano da Gronelândia do Tété-Michel Kpomassie
Na quinta-feira 24 de março, a mediateca do Institut Français du Portugal acolherá o lançamento em Portugal do livro L’Africain du Groenland de Tété-Michel Kpomassie, publicado pela editora Tinta da China.
Vencedor do Prémio Literário Internacional Francófono de 1981, este autor togolês entrega um relato autobiográfico nascido do desejo de criar o seu próprio caminho e marcado pelo seu gosto pelo encontro intercultural. Nesta aventura, o Tété-Michel Kpomassie atravessa vários países da África Ocidental e da Europa antes de finalmente chegar à Gronelândia em 1965, oito anos após a sua partida do Togo.
Este encontro será uma oportunidade para conversar com o autor sobre a sua extraordinária viagem e a sua vida entre os Inuítes, numa época em que os encontros interculturais eram muitas vezes conflituosos.
Noite de jazz francófono
Para os amantes da música, especialmente do jazz, contaremos com a presença de dois artistas francófonos, a franco-romena Ramona Horvath e o francês Nicolas Rageau, no bar Hot Club, no dia 10 de março às 22h30. Um momento agradável será proporcionado, onde poderá apreciar a francofonia num contexto mais descontraído e informal ao som de uma boa música.
Ramona Horvath é uma das pianistas mais originais dos palcos de jazz de Paris (Jazz Hot), com um universo musical bastante variado: de Duke Ellington aos temas be pop, do repertório do great american songbook às composições inspiradas em músicas tradicionais romenas e húngaras.
Nicolas Rageau excelente contrabaixista de ímpeto vigoroso, solista inspirado e um dos melhores acompanhantes de Paris, que começou a sua carreira de jazzman em Nova York, onde viveu durante alguns anos. Nicolas acompanhou e gravou Benny Golson, Johnny Griffin, Alain Jean-Marie, Grant Stewart, Peter Bernstein, Joe Magnarelli, entre outros…
Podcasts – Juventude francófona
Com o intuito de dar voz à nossa juventude, o Liceu Francês Charles Lepierre de Lisboa propõe-vos a descoberta do podcast Juventude Francófona.
Na sequência de entrevistas realizadas a outros alunos, o clube Jeunes Journalistes Internationaux do Liceu Charles Lepierre apresenta-vos podcasts sobre diferentes temáticas que poderão descobrir durante o mês de março, o mês da Francofonia. Nos podcasts realizados falar-se-á do papel e importância do francês no mundo, da Francofonia de uma forma mais informal e leve aos olhos dos jovens participantes e dos valores que esta transmite para os jovens da nossa sociedade.
Estes serão divulgados nos diferentes suportes de comunicação e redes sociais da Festa da Francofonia de 2022.
Rotas da Francofonia
Num contexto mais lúdico e cultural, realizar-se-á a Rota da Francofonia dirigida pelos Chapéus Amarelos. Contará com 3 roteiros nos fins-de-semana de março, pela cidade de Lisboa com passagens por diversos lugares e monumentos embutidos na arquitetura portuguesa, mas com fortes laços aos países da francofonia. A Discover Lisbon – Tours & Crawls proporcionará um momento descontraído, onde poderá enriquecer a sua cultura ao mesmo tempo que passeia e admira a bonita cidade de Lisboa. Os roteiros são gratuitos e aberto a todo o público.
Ponto de encontro: Praça do Comércio
Datas e horários:
- sábado 12 de março, às 15h
- domingo 13 de março, às 10h
- sábado 26 de março, às 15h
Jogo de Futebol Amigável
Realizar-se-á o jogo amigável de futebol entre os descendentes dos países africanos lusófonos e países africanos francófonos.
Dia 26 de março às 16h
Estádio da Tapadinha – Rua Prof. Vieira da Natividade 1300, Lisboa
Entrada Livre