O Encontro francófono 2026 – «À escuta do vivo: biodiversidade, olhar artístico e consciência ecológica» é um projeto cultural e educativo promovido pela área de Francês do Departamento de Línguas e Culturas, em articulação com a biblioteca, que convida o público a refletir sobre a relação entre humanos e natureza, cruzando arte, ciência e participação cidadã. Ao longo da segunda quinzena do mês de março, a programação reúne diferentes formas de olhar e de narrar o mundo natural, valorizando simultaneamente a criação artística e a sensibilização ambiental.
PROGRAMA
Segunda-feira, 16 de março
Vernissage da exposição fotográfica «O Jura: Um mundo selvagem a preservar» – Thomas Prat, fotógrafo de vida selvagem
Para visitar de 16 a 31 de março
Sala Hélène de Beauvoir – Biblioteca da Universidade de Aveiro
18:00 | Acolhimento dos convidados
18:15 | Algumas palavras de abertura – Paulo Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro
18:20 | Vernissage
Quinta-feira, 19 de março
Sala de Atos – Reitoria da Universidade de Aveiro
9:30–9:45 | Palavras de abertura – Ana Margarida Ramos, diretora do DLC, e Maria Eugénia Pereira, coordenadora da secção de Francês
9:45–10:00 | Intervenção sobre o mundo vivo – Fernando Gonçalves, docente e investigador do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro
10:00–10:45 | Concurso «Questions pour un champion: Consciência ecológica»
Animação: Anne-Marie Silva e Cláudia Ferreira
10:45–11:30 | «A minha leitura de um romance do Choix Goncourt Portugal 2026» – Estudantes de Licenciatura e Mestrado do Departamento de Línguas e Culturas
Animação: Maria de Jesus Cabral
11:30–12:30 | Webinar «O Jura: Um mundo selvagem a preservar» – Thomas Prat, fotógrafo de vida selvagem
Moderação: Maria Eugénia Pereira
14:00–15:00 | Projeção do documentário «À l’affût du Renard» seguida de um debate com Adrien Favre (realizador) e Thomas Prat (fotógrafo)
Moderação: Cynthia Cravo
15:00–16:00 | «O mundo do vivo através dos nossos olhos» – Apresentação e projeção de vídeos realizados pelos alunos
Animação: Anne-Marie Silva, Cynthia Cravo e Cláudia Ferreira
16:00–16:15 | Entrega de prémios para o melhor trabalho realizado sobre «O mundo do vivo através dos nossos olhos» e para a equipa vencedora do concurso «Questions pour un champion»
16:30–17:00 | Lanche francófono convivial
Segunda-feira, 16 de março – sexta-feira, 20 de março de 2026
Departamento de Línguas e Culturas
Exposição participativa «O mundo do vivo através dos nossos olhos» – Trabalhos de estudantes: fotografias, textos, poemas, cartazes.

Thomas Prat é professor de francês junto de pessoas migrantes e refugiadas, ecólogo de formação e fotógrafo de vida selvagem. Apaixonado pelo mundo natural desde a infância, dedica-se à fotografia da vida selvagem desde 2020, após dois anos de ensino na América do Norte. Atualmente, reside no Jura, onde fotografa a fauna local, das camurças ao lince-boreal.
Através do seu trabalho fotográfico e do seu envolvimento associativo, procura sensibilizar o público para a beleza do mundo selvagem e para a necessidade de o preservar.

Adrien Favre descobriu a fotografia de vida selvagem na sequência de uma estadia na Índia com uma ONG, em 2015. Fotógrafo e realizador autodidata, tem desde então percorrido várias regiões do mundo, da América do Norte à Ásia, passando pela Europa, em busca dos últimos espaços selvagens. O seu trabalho, marcado por uma grande sensibilidade e dimensão poética, testemunha o seu compromisso com a proteção da vida e da fauna selvagem.
Fernando J. M. Gonçalves é Professor Catedrático no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde exerce funções de direção desde 2019. Doutorado em Ecologia Animal pela Universidade de Coimbra, desenvolve investigação nas áreas da Ecologia, Ecotoxicologia e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, articulando conhecimento científico e reflexão crítica sobre os desafios ambientais contemporâneos.
