18 Março . 18:30-21:00

Apresentação do livro de Helena Tecedeiro “A Francofonia em Portugal”

Residência do Embaixador da Bélgica – Rua Garcia de Orta, n°45, Lapa, Lisboa

O que têm em comum o ex-futebolista Éric Cantona, os designers Christian Louboutin e Philippe Starck e a atriz Isabelle Adjani? Todos são cidadãos franceses e, tal como cerca de outros 50 mil compatriotas, escolheram viver em Portugal. Mas será que os portugueses ainda têm algo em comum com a língua e a cultura francesas? Será que o francês está a perder influência? Da Alliance Française ao Liceu Charles Lepierre, passando pelo Institut Français du Portugal e pela Embaixada de França, com o testemunho de franceses muito portugueses e de famílias nacionais muito francófonas, a resposta pode surpreender.

Conversa com a jornalista-escritora Helena Tecedeiro sobre o seu livro “A Francofonia em Portugal: um certo je ne sais quoi”, com a participação de Christina Dechamps, professora na NOVA FCSH e presidente da APPF.

Devido às limitações do espaço (max. 50pessoas) – reserva obrigatório :invitations.lisbon@diplobel.fed.be

 

 

 

Nascida em Évora em 1980, viveu na Suíça, em Lausanne, até 1994. Formada em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa, é jornalista no Diário de Notícias desde 2003, onde foi editora das secções Internacional, Cultura e online. É editora executiva desde 2018. Fez reportagens em Israel, Islândia, Cabo Verde ou Estados Unidos. Sempre ligada à francofonia, entrevistou personalidades políticas como Emmanuel Macron, Michel Barnier ou Marine Le Pen e pensadores como Dominique Wolton ou Gilles Lipovetsky.