Festa da Francofonia

Encontro com Kim Thúy : masterclass, webinar e projeção

 Nova FCSH - Campus Campolide
Literatura Conferências Cinema
  • Masterclass com a autora Kim Thúy "Comment apprendre de québécois sans se fatiguer"

10 abril 2024 - 16h30 - Anfiteatro A219 do Colégio Almada Negreiros - NOVA FCSH Campus Campolide - Lisboa

No âmbito da Festa da Francofonia 2024, a Embaixada do Canadá em Portugal, a Representação do Quebeque em Barcelona, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e a APPF associaram-se novamente para propor uma Masterclass com um escritor do Quebeque.

Para 2024, a escolha recaiu sobre a escritora canadiana de origem vietnamita, Kim Thúy, autora de vários romances cujo primeiro foi adaptado recentemente para o cinema (Ru, 2009, filme homónimo, 2023), vencedora do Prémio Literário do Governador Geral (Canadá) em 2010 e finalista do Prémio Nobel Alternativo em 2018.

O encontro com os estudantes e professores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) acontecerá no dia 10 de abril, às 16h30, no anfiteatro A219 do Colégio Almada Negreiros – Campus de Campolide.


"Comment apprendre un mot et ne jamais l’oublier ? Comment l’avoir sur la langue et ne plus jamais vouloir le remplacer par un autre mot d’une autre langue ? Comment le comprendre de l’intérieur, presque instinctivement, presque sensoriellement ? La réponse se trouve peut-être dans la façon qu’on les rencontre, ces mots. Peut-être qu’on doit approcher le mot « pomme » en mordant dans une macIntosh après l’avoir cueillie de la branche la plus lourde ; ou le mot « sirop d’érable » en dansant entre les tables dans une cabane à sucre ; ou le mot « subreptice » en frôlant une main amoureuse pour une première fois sur le garde-fou d’un balcon, à l’ombre des gratte-ciels, un soir de pleine lune. Les nuits viennent, on les rêve avant même de les parler, ces mots qui deviennent une langue, une culture, une vie. La mienne.


Entrada livre

A Masterclass será seguida de um momento de debate aberto a todos os participantes.

Participação gratuita, mediante inscrição obrigatória, através deste formulário, e limitada às vagas existentes.


  • Projeção do filme Ru, baseado no livro de Kim Thúy

09 abril 2024 - 19h - Cinema Medeia Nimas - Lisboa

Estreia em Portugal do filme “Ru”, de Charles-Olivier Michaud, uma adaptação do livro autobiográfico da escritora canadiana Kim Thúy, que retrata a saída da sua família do Vietnam como refugiados e a integração em Montréal (estreia TIFF 2023).

Uma parceria entre a Embaixada do Canadá e o Conselho Português para os Refugiados - CPR, com a presença especial da autora Kim Thúy para um debate sobre questões relacionadas com migrações no final da sessão.

Duração: 116m
Versão original em francês, com legendas em português.
Entrada gratuita, sujeita ao limite da capacidade da sala. Confirme pf a sua presença no seguinte formulário de inscrição

  • Webinar RDV FLE : Textes et mots de la Francophonie en classe de FLE - Kim Thúy

05 abril 2024 - 15h - Online

No âmbito da Festa da Francofonia 2024, a APPF vai dinamizar um webinar destinado a todos os professores de francês língua estrangeira. O objetivo deste webinar é evidenciar a riqueza dos textos literários francófonos e a pertinência da sua utilização no ensino do francês língua estrangeira. Após uma breve contextualização da temática em função das orientações programáticas do Ministério da Educação, serão propostos vários percursos pedagógicos lúdicos para o ensino-aprendizagem do francês (nível A1 e A2), na base dos romances escritos por Kim Thúy, escritora canadiana de origem vietnamita.

No final, haverá um momento de debate aberto a todos os participantes.

Participação gratuita, mediante inscrição obrigatória, através deste formulário, e limitada às vagas existentes.

Kim Thúy Ly Thanh nasceu no Saigão, Vietname, mas uma década mais tarde, fugiu com a família, acabando por se estabelecer no Quebeque. Licenciada pela Universidade de Montreal em linguística e tradução (1990) e em direito (1993), trabalhou como tradutora, intérprete, advogada e crítica gastronómica. Thúy foi proprietária de um restaurante chamado Ru de Nam, aventurando-se também no mundo da restauração.

O romance de estreia de Thúy, Ru, ganhou o Prémio do Governador-Geral para ficção em língua francesa nos Prémios do Governador-Geral de 2010. Uma adaptação cinematográfica do romance foi lançada em 2023.

Thúy foi nomeada para a Ordre national du Québec em 2015. Em dezembro de 2023, Kim Thúy Ly Thanh foi nomeada Membro da Ordem do Canadá "Por amplificar as vozes e experiências de migrantes e refugiados como romancista aclamada na cena literária do Canadá".


© G.Garitan - Own work, CC BY-SA 4.0