Encontro com Charles Berberian : génese de "Une Éducation orientale"
Conversa literária e exposição de desenhos de Charles Berberian preparada por Dima Samaha e Maya Hage do Efata Ateliers Nomades.
Esta conversa e esta exposição são uma tentativa comum de explorar, através de desenhos preparatórios e dos primeiros esboços, a génese de Une Éducation orientale de Charles Berberian.
Os caminhos percorridos pelo autor na cidade de Beirute, postos em palavras e desenhos, transformam-se numa impulsão criativa que sonda as diferentes camadas de memórias, de estórias e de Histórias constitutivas da identidade híbrida da educação oriental.
Charles Berberian é um desenhador e argumentista de banda desenhada francês de origem arménia. Depois de vários anos passados no Líbano, frequentou o curso da École des Beaux-Arts de Paris. As suas primeiras bandas desenhadas foram publicadas em diversas fanzines.
Em 1983, conheceu o Philippe Dupuy, com quem iniciou uma colaboração que dura até hoje. Publicaram em conjunto, sob o nome de Dupuy-Berberian, mais de 25 álbuns e numerosas obras de ilustração. Em 2008, receberam o Grande prémio da cidade de Angoulême.
Veja também
Ver tudo-
Exposição "entre Son et Lumière" de Igor Sterpin
-
Exposição "A paleta da minha alma" de Imane Kamal Idrissi
-
Village francophone
-
Diálogo entre Alain Supiot e Raquel Varela - "Reflexões sobre o trabalho : justiça social, mercantilização, direitos"