Festa da Francofonia

Concerto de gala - A Francofonia de amanhã: a música nos une!

 Igreja da Madre de Deus, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
Música

Concerto de gala A Francofonia de amanhã: a música nos une! 

Roménia: 30 anos desde a sua adesão à Francofonia institucional

No âmbito da Festa da Francofonia a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa em parceria com o Museu Nacional do Azulejo organizam, no dia 23 de Março de 2023 às 18h00, na Igreja da Madre de Deus em Lisboa, o Concerto de gala La francophonie de demain: la musique nous unis!, que marcará os 30 anos desde a adesão da Roménia à Organização Internacional da Francofonia (OIF) como membro de pleno direito.

Na edição deste ano, a Festa da Francofonia presta homenagem à Roménia. Neste contexto, o Concerto de Gala na interpretação da conceituada violonista romena Clara Cernat acompanhada pelo compositor e pianista francês Thierry Huillet, constituir-se-á no momento principal da série de eventos comemorativos deste ano e representará um evento cultural e artístico do mais alto nível e um contributo significativo à cultura destinado a honrar a capital portuguesa.

Dada a limitação do espaço e com vista a garantir a segurança dos participantes, o acesso far-se-á, no limite dos lugares disponíveis, mediante registo prévio através do e-mail: lisabona@mae.ro (até 17/03/2023).

Repertório

Jules MASSENET La Méditation de Thaïs

Hector BERLIOZ Un Bal

Ciprian PORUMBESCU Balada

Dumitru CAPOIANU Perpetuum mobile

Camille SAINT-SAËNS La danse macabre

Thierry HUILLET The Post Horn op. 96


Biografias dos artistas

Reconhecida embaixadora cultural da Roménia no estrangeiro, Clara Cernat afirmou-se desde muito jovem a nível internacional. Depois de se formar na Universidade de Música de Bucareste, na classe do prestigiado maestro Ştefan Gheorghiu, foi selecionada entre os "8 Grandes Talentos da Europa", o que lhe permitiu aperfeiçoar a sua arte interpretativa com o renomado violinista Tibor Varga. A sua carreira evoluiu em importantes palcos do mundo: Ópera de Pequim NCPA, Seoul Arts Center, Centro Cultural Kirschner de Buenos-Aires, Filarmónica de Roma, Teatro Liceo, Palácio da Música e Auditório de Barcelona, ​​​​Salle Gaveau de Paris, etc. Frequentemente é convidada para importantes festivais de música: Festival Internacional George Enescu (Roménia), Croisements (China), Suona Francese (Itália), Sylvanes (França), Kings Place Festival (Londres), etc. Gravou inúmeros discos com músicas de Enescu, Bloch, Turina, Porumbescu, Gershwin, etc., recebidos com entusiasmo pelo público e pela crítica especializada.


Nascido em Toulouse em 1965, Thierry Huillet é um músico multifacetado que alcançou a excelência nos campos da criação e interpretação musical. Como compositor, tem mais de 120 obras de grande sucesso. Por exemplo, o Pequeno Príncipe para orquestra sinfónica, foi recentemente interpretado por orquestras de prestígio como: Orchestre de la Suisse Romande (Suíça), Orchestre National du Capitole de Toulouse, Orchestre du Pays de Béarn, Orchestre National de Lille, Orchestre Symphonique de Mulhouse, Orchestre Symphonique du Pays Basque (França), Orquestra Nacional da Patagónia (Argentina), Orquestra de Câmara de Quichinau (República da Moldova), Orquesta de Extramadura (Espanha), Pori Sinfonietta (Finlândia), Orquestra de Singapura. Como pianista, ganhou o Grande Prémio do famoso "Cleveland International Piano Competition USA". Foi também laureado em prestigiados Concursos Internacionais de Piano, em Busoni (Itália) e Tóquio (Japão). Thierry Huillet formou-se no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde obteve as mais altas distinções em piano e inúmeras outras disciplinas musicais. Já se apresentou nos grandes palcos do mundo, em recital e como solista com orquestra, juntamente com a Orchestra de la RAI (Itália), a Cleveland Orchestra (EUA), a Orchestre de Paris, a Korean Chamber Orchestra, etc.