Festa da Francofonia

Ballet Jammu : dança e música africana

 Palco Ticketline, Parque Mayer, Lisboa
Música Village francophone

Os artistas do Ballet Jammu levam-nos ao coração de África, com os seus sons, ritmos e cores. Este ballet folclórico nasceu em Dakar em 2008, sob a direção de As Ndiaye, fruto de um projeto ambicioso do seu criador, no qual se fundiram duas ideias: a de criar um grupo folclórico estável e, ao mesmo tempo, uma escola de música e dança. Tem a sua sede no Centre Culturel Yoff, no bairro dos pescadores de Dakar, onde as coreografias são criadas e encenadas.

Fazem parte do grupo, jovens músicos e bailarinos de todas as etnias do Senegal, e os seus espetáculos apresentam danças tradicionais senegalesas, bem como coreografias com elementos de dança contemporânea. As suas danças impressionantes combinam movimentos enérgicos com acrobacias espectaculares, baseadas no ritmo Mbalax. Este ritmo é obtido com os tambores Sabar, utilizados durante séculos pela etnia Wolof do Senegal.

Na sua curta carreira, já recebeu prémios e condecorações de prestígio pela sua investigação rigorosa sobre as suas tradições e pelo trabalho que desenvolveu em prol da sua cultura e etnografia.

"Jammu" significa "Paz", uma palavra com a qual o Ballet pretende refletir a união de todos os povos do mundo através da dança e da música.

ENTRADA LIVRE!